
domingo, 30 de novembro de 2008
30 de Novembro de 1935 - Morreu Fernando Pessoa

segunda-feira, 24 de novembro de 2008
domingo, 16 de novembro de 2008
Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo...
(Autos arquivados na Torre do Tombo, Armário 5, Maço7)
'Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos. Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres'.
'El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo'.
domingo, 9 de novembro de 2008
Morreu antigo matador de toiros Joaquim Marques...
A 1 de Abril de 1956 confirmou a alternativa em Madrid (Las Ventas) das mãos do espanhol Victoriano Posada, acto que foi testemunhado por Manolo Chacarte figurando no cartaz a ganadaria de Perez Angoso.
Joaquim Marques era irmão do bandarilheiro Jorge Marques, também já falecido. O matador teve uma carreira curta, que durou até final da década de cinquenta, tendo-se radicado em Angola, de onde regressou na sequência da descolonização´.
Comemorações dos 50 anos de Inauguração da Igreja Matriz S.João Baptista (1958-2008)

“A GAZETA DE CORUCHE” 03 de Setembro de 1911 Ano: 1 nº 1
Banda da Sociedade Instrucção Coruchense
Novamente reorganizada, tomou parte nas festas do Castello a banda da Sociedade Instrucção Coruchense, o que nos faz crer que não é ainda desta vez que ella desaparece. Satisfeitos com tal resolução, não podemos deixar de felicitar a nossa direcção, bem como todos os executantes por não quererem deixar morrer uma sociedade que, além de instructiva, é de grande utilidade para o concelho. Assim ao novo regente, sr. Oliveira, também endereçamos as nossas felicitações pela maneira como, em tão pouco tempo, conseguiu ensaiar a banda de forma a tocar no coreto, não com uma inexcedível perfeição, mas podendo ouvir-se com agrado em alguns números de musica.
(Que bom ler isto 97 anos depois...a SIC ja ultrapassou em muito os 100 anos)
Parabens á Paróquia de Coruche por esta iniciativa no âmbito das comemorações dos 50 anos da Inauguração da Igreja Matriz, parabens também pela edição da broxura explicativa 50º Aniversário 1958-2008.
Em minha opinião, integrado ou não em comemorações...será um evento a repetir...! Um pequeno á parte achei falta dos nossos responsáveis políticos...
Urgência de Coruche esteve uma noite fechada por falta de médico...
O atendimento no SAP, entre as 20h00 e as 08h00, é garantido através de uma empresa contratada para o efeito pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo. Só que o médico destacado faltou ao serviço logo no primeiro dia em que deveria exercer no SAP do Centro de Saúde Coruche.
No distrito de Santarém, para além do SAP de Coruche há empresas privadas a prestar cuidados nos centros de saúde de Benavente (Policotovia), Rio Maior e Ourém (em ambas a Medicisforma). Os contratos são anuais e resultam da abertura de concursos públicos.
Rancho Folclórico “Malmequeres do Sorraia”...
A iniciativa partiu da associação do rancho que pretende dar uso àquele espaço, dado que actualmente tem se suportar o aluguer de uma sede Couço. A escola está devoluta e tem apenas servido como mesa de voto em eleições e assim irá também continuar. Para se fazer o contrato de comodato a assembleia municipal tem de desafectar a escola do domínio público.
A Junta de Freguesia do Couço e alguns populares pretendiam fazer da antiga escola uma casa mortuária que servisse os Lagoíços, mas a Câmara entende que não se justifica.
Para o presidente Dionísio Mendes o número de habitantes e de óbitos nos Foros dos Lagoíços não justifica a construção de uma casa mortuária, quando o Couço tem uma e fica acerca de dois quilómetros. “É um movimento que se justifica por parte das colectividade que necessitam de um espaço e uma sede. E aproveitamos os edifícios devolutos que passam a ter funções a actividades”, referiu o autarca.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
domingo, 2 de novembro de 2008
Hoje, 02 de Novembro

Depois de dirigir 15 filmes na Inglaterra, entre os quais Murder (Assassinato, 1930),The man who knew too much (O homem que sabia demais,1934), The 39 steps (Os 39 degraus, 1935), mudou-se para os Estados Unidos em 1940, onde estreou com o filme Rebecca (Rebecca, a mulher inesquecível,1940), que ganhou o Oscar de melhor filme – o único Oscar de melhor filme ganho por Hitchcock, que jamais recebeu a estatueta como melhor diretor.
De sua extensa filmografia destacam-se: Shadow of a doubt (A sombra de uma dúvida, 1943); Notorious (Interlúdio, 1946); Rope (Festim diabólico, 1948); Strangers on a train (Pacto sinistro, 1951); Dial M for murder (Disque M para matar, 1954); Rear window (Janela indiscreta, 1954); To catch a thief (Ladrão de casaca, 1955); The trouble with Harry (O terceiro tiro, 1956); The Man who knew too much (O homem que sabia demais, 1956); The wrong man (O homem errado, 1958); Vertigo (Um corpo que cai, 1958); Psycho (Psicose, 1960); The birds (Os pássaros, 1963); Marnie (Marnie, confissões de uma ladra, 1964); Torn curtain (Cortina rasgada, 1966); Topaz (Topázio, 1969); Frenzy (Frenesi, 1972); Family Plot (Trama diabólica, 1976).
Alfred Hitchcock morreu em Los Angeles, em 29 de abril de 1980.