Coruche num só click...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Academia Sporting/Puma recebeu certificados de qualidade e excelência...


A Academia Sporting/Puma - Centro de Futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu os certificados ISO9001:2008, atribuído pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, e o 1.º Nível de Excelência – Committed to Excelence – da European Foundation for Quality Management, atribuído em Portugal pela Associação Portuguesa para a Qualidade. O centro de formação desportiva do Clube é a primeira organização desportiva nacional e europeia a receber esta distinção.

A certificação ISO9001:2008 foi obtida para todo o âmbito de actividade da Academia do Sporting, nomeadamente nos processos de recrutamento de jogadores, formação desportiva, acompanhamento médico-desportivo, formação pessoal e social e para os programas lúdico-desportivos.
O reconhecimento do 1.º Nível de Excelência – Committed to Excelence – do Modelo de Excelência, partiu de um processo de auto-avaliação interno, que veio a indicar os principais pontos fortes e as áreas de melhoria da Academia Sporting. A equipa de auto-avaliação seleccionou três áreas de melhoria para serem implementadas durante o ano de 2009: a definição e comunicação da missão, visão e valores da Academia, a certificação da Academia no Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001:2008 e a obtenção da percepção dos principais clientes (equipa A, famílias e atletas) e colaboradores sobre o trabalho desenvolvido pela Academia.
Na cerimónia realizada no auditório do Estádio José Alvalade, todas as entidades governamentais do desporto nacional se fizeram representar, bem como todo o staff técnico, logístico e administrativo da infra-estrutura verde e branca.

Pedro Mil-Homens: "Queremos reforçar o nosso compromisso com a qualidade"

O director da Academia Sporting era um homem feliz na cerimónia de atribuição dos certificados de qualidade e excelência da infra-estrutura «leonina». "Hoje, ao recebermos os respectivos certificados, queremos reforçar o nosso compromisso com a qualidade. No plano Europeu, o Sporting, como membro do Youth Working Group da ECA – Associação Europeia de Clubes, vai divulgar esta iniciativa da Academia Sporting e sugerir que a ECA incentive os seus membros a adoptar práticas semelhantes. No plano nacional, o Sporting espera que esta nossa iniciativa possa servir de estímulo para que outros clubes adoptem práticas semelhantes e que estas venham a ser incentivadas pelos organismos reguladores do futebol e do desporto português. Quero manifestar também o meu apreço e gratidão a todos os colaboradores da Academia Sporting que neste último ano, para além das suas tarefas diárias, se envolveram neste processo de certificação. A todos, sem excepção, uma palavra de reconhecimento pelo esforço e empenho que colocaram nesta tarefa", disse.

José Eduardo Bettencourt: "Mais um exemplo de pioneirismo do Sporting"

O presidente do Conselho Directivo do Sporting congratulou-se com a distinção recebida pela Academia Sporting/Puma. "Hoje é um dia muito importante para o futebol português e para o Sporting Clube de Portugal, líder mundial do futebol de formação. Tendo em conta o trabalho iniciado em Dezembro de 2008, visando certificar e avaliar os requisitos essenciais do nosso processo de formação desportiva, chancelados pela APQ, entidade máxima do sector em Portugal, e a candidatura ambiciosa da Academia Sporting/Puma ao 1º Nível de Excelência da EFQM e o compromisso pela qualidade nela contida, têm agora o reconhecimento com a outorga do certificado ISO9001:2008. Como diria Oscar Wilde: "O melhor chega-nos perfeitamente". Este reconhecimento é o maior tributo que podíamos prestar a todos aqueles que no Sporting e em Portugal trabalharam e trabalham para enriquecer o futebol de formação, respeitando os valores da ética, lealdade, fair-play, espírito de equipa e cultura desportiva. Estes valores eternos e por vezes tão esquecidos, são também os valores dos nossos fundadores, também eles pioneiros à época. E não faltam na história do Sporting exemplos de um pioneirismo a todos os títulos imbatível. Em 1907 criamos os primeiros estatutos em clubes de futebol. Em 1920 criámos as filiais e delegações; em 1955 foi do Sporting o primeiro jogador a actuar numa selecção da Europa (Zé Travassos); em 1964 fomos o primeiro, e mais tarde o único, clube português a vencer a Taça dos Vencedores das Taças; em 1997obtivemos a primeira de catorze vitórias na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato; ainda no mesmo ano fomos o primeiro clube português a vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus de hóquei em patins; em 1984 fomos os primeiros a dar a Portugal um campeão e recordista olímpico (Carlos Lopes) e nesse mesmo ano Fernando Mamede tornava-se recordista mundial dos 10 mil metros; em 1998 o Sporting foi o primeiro clube português a constituir uma SAD para o futebol, e tantos e tantos outros exemplos de pioneirismo que aconteceram no Sporting. Acreditamos ser esse o nosso principal capital: arrojar, acreditar e fazer, servindo os nossos sócios e simpatizantes", afirmou.

Manuel Vidigal: "Esta certificação é o resultado de um grande esforço conjunto"

O presidente da EIC (Empresa Internacional de Certificação), engenheiro Manuel Vidigal, deu os parabéns ao Sporting Clube de Portugal pela certificação da Academia. "Aproveito para dar a todos, e em especial àqueles cuja actividade está abrangida por este certificado, os meus parabéns. Alcançar um certificado de gestão de qualidade como este é o resultado de muitas horas de esforço dispendido por parte de uma organização e envolve muitas pessoas a todos os níveis. Sem um esforço de cooperação conjunto não se consegue um sistema de gestão de estabilidade como o que a Academia Sporting conseguiu. Uma definição muito simples do que é a qualidade pode ser a de cumprir aquilo a que nos propomos. Curiosamente, reparei que no jogo imediatamente a seguir à auditoria de qualidade, o onze inicial da equipa de futebol do Sporting tinha seis jogadores oriundos da formação. A obtenção de resultados por parte da Academia vem portanto de alguns anos a esta parte", exprimiu.

José Soares: "Academia é exemplo extraordinariamente positivo"

José Soares, presidente da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade) elogiou a organização da infra-estrutura verde e branca. "Não temos dúvidas de que ao incluir vários compromissos nos seus hábitos organizacionais, a Academia Sporting, para além de uma importante melhoria do seu desempenho e da qualidade e desenvolvimento técnico e humano dos homens que forma, prestando também grande notoriedade ao grande clube que é o Sporting Clube de Portugal, é uma influência e um exemplo extraordinariamente positivo para o desporto nacional", vincou.

Laurentino Dias: "Exemplo do Sporting deve ser seguido"

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto congratulou o Sporting e a Academia pela certificação de qualidade e excelência que recebeu. "É minha obrigação estar presente nesta cerimónia, pelo respeito e consideração que o Governo deve a quem no sistema desportivo dá bons exemplos. A cerimónia de atribuição das certificações é um exemplo a seguir nas suas diversas componentes. Neste país, é preciso ter muita paciência, muito brio, muita força, no meio da turbulência, para pensar as coisas, encontrar boas soluções e depois é preciso que os outros reconheçam isso. Este exemplo do Sporting deve ser seguido pelo universo desportivo português e pelo sistema desportivo nacional porque ganhamos todos com isso", expressou.