Coruche num só click...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Amália Rodrigues - Gaivota

Amália Rodrigues morreu há 10 anos mas no coração e nos ouvidos de milhões de pessoas, nunca se vai extinguir a voz e a figura de Amália.

Uma década depois da sua morte, a obra continua viva e Amália já se tornou um mito. Um mito de toda uma nação e não apenas do fado.

Por ocasião dos dez anos da morte da fadista, a Impresa edita juntamente com as suas publicações a série «Amália sempre» constituída por um CD com «os temas mais conseguidos, e os mais populares» da primeira fase da carreira de Amália, o DVD com o documentário de Bruno de Almeida, e um livro com fotografias escolhidas de Silva Nogueira.

Fica aqui a minha singela homenagem à grande Diva do Fado...e por falar em fado...Portugal vai apresentar a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade no início de 2010, esperando que esta possa ser aprovada no prazo de um ano.

O embaixador de Portugal na UNESCO, Manuel Maria Carrilho, anunciou a candidatura de Portugal, que se vai juntar a outras 76 práticas e tradições distinguidas na semana passada pela UNESCO, entre as quais o tango.

O embaixador de Portugal na Unesco conta com as ajudas da Câmara Municipal de Lisboa e do futuro ministro da Cultura para levar por diante esta candidatura. «Nos últimos tempos houve um bom trabalho da Câmara de Lisboa, do Museu do Fado e do professor Rui Vieira Nery e as coisas estão agora em condições de serem apresentadas. Se forem apresentadas no começo de 2010, em 2011 teremos o fado consagrado como Património da Humanidade», disse Carrilho à margem da inauguração da exposição Amália, Coração Independente, no CCB, em Lisboa.

O antigo ministro da Cultura destacou o «bom dossier» de candidatura que tem vindo a ser preparado desde 2004 e adiantou que a partir de agora terá que ser dado início a «muito trabalho de lobbying e sensibilização». No entanto, Manuel Maria Carrilho acrescentou que «é uma candidatura difícil». «O primeiro item destas candidaturas é proteger património em perigo. Felizmente para nós, não é o caso do fado», lembrou. Porém, «vale a pena olhar com optimismo para esta candidatura para os próximos dois anos», disse o antigo ministro da Cultura, citado pela rádio TSF.

O património a que se refere a UNESCO inclui práticas, conhecimentos e usos reconhecidos por grupos ou comunidades como parte do seu património, algumas vezes degradado pelo uso ou em vias de desaparecer. O Património Imaterial da Humanidade (PIH) tornou-se uma das prioridades da UNESCO com a aprovação, em Outubro de 2003, de uma convenção para a sua salvaguarda que entrou em vigor a 20 de Abril de 2006.