Coruche num só click...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Despe...Despe...

Último debate na RVS para a presidência do Município de Coruche

Deixo aqui o meu comentário não querendo ferir quaisquer sensibilidades, se o fizer acreditem que é sem intenção, pois tenho o mais profundo respeito e admiração por quem tem a coragem de se apresentar nestas andanças, sempre na certeza que todas as grandes decisões passam pela política.
Pena é que este modelo de debate não esclareça os mais indecisos na decisão a tomar no próximo dia 11 de Outubro e que eu acredito que sejam já bastante poucos, pois os candidatos limitaram-se a ler os Programas Eleitorais que não são mais que propostas utópicas e irreais para as potencialidades e possibilidades que o mesmo tem para as executar, são meros exercícios de retórica falaciana aliada ao lirismo e demagogia que algumas forças politicas e alguns candidatos que se apresentam a julgamento no nosso concelho, por força das circunstâncias querem fazer passar julgando que os Coruchenses são ignorantes ou é a primeira vez que vão exercer o seu dever cívico.
Em determinado momento senti que devíamos eleger os 5 candidatos que se apresentam a sufrágio tal seria o paraíso que nos iriam proporcionar com suas propostas aos milhares, Coruche seria o concelho modelo para todo o país e não só, ora vejamos:

JOSE MANUEL POTIER (PSD)

O seu discurso foi coerente, justo, com bom senso mas ao mesmo tempo saudosista, com base na sua experiência autárquica e profissional como homem ligado à realidade económica do concelho de Coruche, tentou sempre elencar ao longo dos debates alguns problemas prementes mas sempre numa perspectiva de elevação e resolução dos mesmos nunca se esquecendo de enunciar a sua origem independentemente da cor ou força política presente no executivo à data. Não nos podemos esquecer que José Manuel Potier foi quase “obrigado” a ser temoneiro uma vez que a “embarcação” estava quase a naufragar, pois grande parte dos “marinheiros”, inclusive a temoneira abandonaram a mesma saltando para a embarcação ancorada mesmo ali ao lado.
Desejo-lhe boa sorte, tanto mais que tenho um respeito enorme por este homem, com quem à muitos anos tive uma relação cordial de respeito e colaboração num projecto que acreditava ser o melhor para o nosso concelho, já trabalhou bastante em prol do mesmo, e com a sua participação como vereador da autarquia contribuiu em algumas das decisões que desenvolveram o concelho que a todos nós nos enche de orgulho, mau grado os velhos do Restelo e profetas da desgraça que só apregoam o contrário.

"Até mesmo para quem passou toda uma vida no mar, chega uma idade em que se deixa a embarcação"

Calvino, Italo

MOREIRA DA SILVA (MIC)

Um discurso nervoso consequência das constantes leituras em directo do Programa Eleitoral e com razão para tal pois 50 folhas A4 com propostas e tentar enunciar uma a uma durante os debates diga-se de passagem que é obra.
Pelo que transpareceu do discurso estava mal documentado, mal preparado e mais grave estava mal informado, pois não é agora que em visitas esporádicas ás freguesias e ao concelho e em campanha eleitoral que se conhece a realidade das mesmas ou do mesmo, os seus problemas, os anseios das populações, e também não é fazendo perguntas aos munícipes como se já fosse o novo presidente da câmara que se conhece a realidade do mesmo, pois isso tem como consequência situações ridículas como algumas que já passou mostrando uma enorme falta de informação, quiçá até alguma ignorância.
Penso que o ser presidente de um município é muito mais que o simples exercício de leitura e por cada área de actuação apresentar 25, 30, ou ate 125 medidas como chegamos a ouvir. Precisamos de coisas concretas, obras, não precisamos de alguém contra os partidos, precisamos de estar todos unidos, precisamos de pessoas que façam…!

“Todas as boas intenções políticas levadas ao extremo resultam em prejuízo”

Shelley, Mary


JOSE RICARDO GUEDES (BE)

Nada de novo em relação à postura do candidato, é a imagem do Professor Doutor Francisco Louça, um discurso intelectualista virado para uma faixa bem definida da população, um discurso preparado ao pormenor, estava muito bem documentado em relação a números, menos bem preparado em matéria da realidade do concelho.
O programa eleitoral nota-se pelas propostas apresentadas que é um programa modelo que leva pequenos ajustes feitos pelos candidatos locais mediante o seu grau de conhecimento da realidade concelhia, é um programa vanguardista baseado em ideias se calhar preconcebidas que não se enquadram na nossa realidade quanto habitantes deste concelho.
Falou no desemprego, não conhece a realidade da imigração ilegal que consome grande parte dos postos de trabalho existentes e que deveriam ser ocupados pelos nossos conterrâneos, não creio que seja verdade que so foram apresentadas 9 propostas de emprego para o concelho e só 2 preenchidas, eu por acaso sei de uma instituição que sozinha preencheu essas duas vagas fico feliz porque me diz directamente respeito mas se for a verdade fico triste, quanto a esta questão toda a gente sabe como se processa a procura de emprego de quem ta inscrito não adianta falar mais para não sermos injustos. Quanto à divida á banca e pelo que sei grande parte deve-se à construção das piscinas municipais financiamento esse contratado ainda em tempo da CDU, temos portanto ainda muitos anos para a pagar lá para 2021 teremos as piscinas pagas, não esquecer que foram construídas para um concelho de 100 000 habitantes, como temos 20 000 lá para 2017 com a localização do novo aeroporto lá chegaremos.
Ficamos a conhecer que o BE não viabilizará nenhum governo municipal em minoria, subentendendo-se daí que será o partido do contra, confirmando as suspeitas.
Um grupo municipal que se apresente a sufrágio com intenção de trabalhar em prol das populações não pode ser apenas um grupo de amigos que se juntou no café, no local de trabalho, no futebol, na tourada, no jardim, na igreja etc. é muito mais do que isso.
Numa coisa fiquei satisfeito ao contrário do bloco e a exemplo da única presidente de câmara do BE a Anita o nosso candidato também é a favor das Touradas, portanto uma festa temos garantida, noutra fiquei triste o candidato já tem a sua rua repavimentada e a minha ainda não está…!

“A política tornou-se uma simples especialidade parlamentar. Não é mais a arte de governar um estado, mas de ser eleito deputado ou ministro.”

A Capus

HORTELINDA NUNES (CDU)

Em nada me surpreendeu, um discurso ensaiado diversas vezes e diversas vezes repetido, comoveu-me o apelo ás mulheres Coruchenses para votarem CDU, e aos trabalhadores da câmara, e porque não apelou ao meu voto??? que sou um simples trabalhador Coruchense como outros milhares que não tem pausa para lanche de manhã nem á tarde, nem me vão buscar e levar a casa para trabalhar.
Falando de propostas e programa eleitoral, não tem nada de novo, todas as propostas apresentadas ou já estão adjudicadas, ou orçamentadas, ou em execução ou até mesmo algumas já executadas.
É o discurso habitual e herdado do seu antecessor Manuel Brandão, é um discurso que nos toca o coração (por acaso não reparei ainda se a Dra. Hortelinda também discursa de olhos fechados e mãos postas no microfone) é um discurso balofo baseado na referência à obra feita pela CDU durante 25 anos desde a 1ª vitória em 1976 da então chamada FEPU, depois APU agora CDU , como sendo a obra que desenvolveu o concelho, e também na referência aos 8 anos de gestão socialista como se tivesse acontecido um cataclismo por aqui e que estejamos agora à beira do abismo.
Reconheceu entre outras coisas que a CDU pagou á oito anos pelo que de mau fez no concelho e por aquilo que não fez, nomeadamente o desperdício de fundos comunitários sub-aproveitados durante 3 quadros comunitários de apoio, atrasando projectos extruturantes para o concelho.
Tenho o maior respeito pelas mulheres do nosso concelho o apelo que lhes deixo é que vão votar, algo esta a mudar no concelho, o povo escolherá se quer continuar com a mudança, deixo um pequeno exercício de memória recordando alguns dados eleitorais em eleições autárquicas desde 1979 ou seja uma evolução de 26 anos:
1979 APU 9249 VOTOS 2005 PCP/PEV 4369 VOTOS
Á Dra Hortelinda Nunes deixo os meus sinceros votos de uma boa prestação autárquica durante os próximos 4 anos como presidente ou oposição no Município de Coruche.

“A política sempre foi e sempre será a arte de conciliar o desejável com o possível”

Briand, Aristide

DIONISIO MENDES (PS)

Igual a si próprio, não se deixou intimidar pelos ataques serrados desfeiteados por quase todos os seus opositores, nunca perdeu oportunidade de rectificar o que era dito pelos outros candidatos e que não estava correcto, veja-se só o caso das ambulâncias adquiridas pelo executivo em oito anos e que já tive oportunidade de deixar aqui fotos no blog de duas delas, mas pelo que ficamos a saber foram 4 e mais 4 viaturas de combate a incêndios. Esgotou quase sempre o seu tem ao contrário de outros candidatos que as propostas eram poucas para preencher o mesmo, teve que quase sempre fazer a sua defesa no tempo que teria para explicar as propostas a apresentar, ainda assim conseguiu esclarecer as propostas mais prementes e mais urgentes que por aí vão aparecer, basta ler o boletim municipal o tal que é pago com o dinheiro dos municípes, porque no tempo da CDU não era…???, e ver o que esta feito, o que está a ser feito e o que vai ser feito, basta analizar as Opções do Plano 200/2012 para vermos as obras orçamentadas e os valores respectivos bem como os anos da sua execução. O candidato do PS como os seus colegas de debate lhe chamavam, independentemente das criticas etc tem obra feita, ganhe com maioria absoluta ou não, maioria relativa ou perca deixara para sempre a marca do seu trabalho e do executivo PS e que com ele trabalhou estes 8 anos bem como aqueles que à oito anos atrás acreditaram que seria possível mudar a imagem do concelho e colocar Coruche na senda do Progresso.

“Os sábios disseram: “Só é capaz de governar aquele que repudia a intransigência e não se acomoda com a imoralidade e as injustiças” Palavras verídicas que incomodam o ouvido de muita gente.”

Lao-Tsé

Meus amigos estamos no ultimo dia da campanha eleitoral que tem decorrido com elevação à excepção de um incidente ou outro esporádico, localizado e identificado, o que prova a nossa maturidade em termos eleitorais, o que prova a capacidade dos Coruchenses para aceitar com esperança todos os desafios que se nos deparam.
Reafirmo aqui a necessidade do seu voto, caro conterrâneo domingo vá exercer o seu dever cívico para assim alcançarmos um concelho sempre melhor…

“Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade
do público

Jefferson, Thomas

Porque eu amo Coruche…VIVA CORUCHE