Coruche num só click...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

É este ano que faz uma pega?




Uma pega de caras. no prato, não há razão para ter medo!Nos dois primeiros fins-de-semana de Maio (dias 2, 3, 4 e 9, 10 e 11), na Praça de Toiros de Coruche

Vem aí mais uma edição dos Sabores do Toiro Bravo. A quinta edição deste certame, único no Mundo, decorre nos dois primeiros fins-de-semana de Maio (dias 2, 3, 4 e 9, 10 e 11), na Praça de Toiros de Coruche.

Os acepipes vão estar a cargo de seis restaurantes do concelho (mais um que o ano passado) que prometem verdadeiros manjares dos Deuses a partir da carne de toiro bravo.

As ementas são originais e apetitosas, as tasquinhas voltam a instalar-se na Monumental de Coruche, e dão a provar aos visitantes iguarias de comer e chorar por mais:

Bandarilhas de lombinho de toiro bravo com camarão, rolinhos de vaca brava no tacho com rosmaninho, jardineira brava, aba de novilha brava cozida com hortelã, febras bravas grelhadas com alecrim, entre muitos outros pratos a não perder! (ver receitas…).

Todas estas comezainas são regadas com pinga ribatejana da boa!

Destaque para os tintos da Quinta Grande e Horta da Nazaré. Em 2007 passaram pelas tasquinhas dos Sabores do Toiro Bravo mais de 30 mil pessoas. A organização espera este ano ultrapassar os 50 mil visitantes, tendo em conta o maior número de dias do evento.


A quarta edição da Corrida das Pontes é outro atractivo que se junta à gastronomia. A prova de atletismo realiza-se dia 4 Maio e leva os atletas a percorrer as sete emblemáticas pontes de Coruche. Existem duas modalidades para quem quiser fazer exercício físico, 10 km para os mais treinados e 2,5 km para quem quiser passear, na Corrida da Família.


A animação cultural também não vai faltar. Antes, durante e após as refeições. Estão agendados concertos com a Orquestra Típica Albicastrense (dia 3), Orquestra Típica Scalabitana (dia 10) e Sociedade de Instrução Coruche (dia 11), haverá ainda animação itinerante pelas tasquinhas (fado, música popular e sevilhanas), bem como tentas, ferras e treinos dos Forcados Amadores de Coruche na arena da Praça de Toiros. O convite está feito: visite Coruche e faça uma pega de caras... no prato, é claro!


Antes das Pegas… há segredos por revelar, aqui ficam alguns ensinamentos para quem se quiser aventurar:


SOPA DE CARNEPõe-se o feijão de molho na véspera. Coze-se o feijão com as carnes. Quando a carne estiver cozida tira-se, põe-se as hortaliças e massa de cotovelos. A carne é cortada aos bocados, junta-se à sopa e adiciona-se hortelã.ARROZ DE TOIRO BRAVOTempera-se a carne de véspera numa marinada com vinho tinto e dentes de alho. No dia seguinte, põe-se azeite num tacho, cebola picada, junta-se a carne sem a marinada e deixa-se refogar.Põe-se uma panela ao lume com água, um bom ramo de carqueja, rosmaninho, umas folhas de louro, alhos inteiros, uma cebola cortada aos bocados grandes e deixa-se ferver. Escorre-se a marinada para dentro da panela com a água. É com esta água que se coze a carne e o arroz, que fica malandro.


ROLINHOS DE TOIRO BRAVO COM ROSMANINHOCortam-se os bifes do pujadouro finos, coloca-se uma tira de toucinho alto e um ramo de rosmaninho. Enrola-se bem enrolado, formando um rolo. De seguida ata-se com guita de atar as linguiças.Num tacho grande coloca-se banha de porco, adicionam-se os rolinhos e deixa-se alourar. Adiciona-se vinho tinto, cebolas picadas, um pouco de pimenta preta, sal q.b. Vai estufando em lume brando e, se for necessário, adiciona-se um pouco de água e mais vinho tinto.


Depois das pegas… no prato, nada melhor que uma caminhada a pé! Começando logo pelo Parque do Sorraia, onde está inserida a Praça de Toiros, poderá passear calmamente à beira do rio Sorraia. Se levar miúdos, o parque radical fica entre o pavilhão desportivo e o rio. Aí encontra pistas para skates, patins e bicicletas e uma parede de escalada.

Noutra zona do Parque do Sorraia tem ao seu dispor:

um parque infantil, um cais para pequenas embarcações, uma refrescante praça de água e um mural de homenagem à aficcion coruchense, onde estão imortalizados os nomes de algumas figuras da tauromaquia!

Ainda no mesmo parque, existe uma excelente esplanada sobre o rio, onde poderá relaxar usufruindo de uma bela paisagem. Seguindo junto ao rio e no sentido da corrente irá encontrar o Jardim 25 de Abril, neste momento ainda em obras de requalificação, bem como toda a zona ribeirinha de Coruche a jusante da ponte.

Estas obras no início do Verão estarão concluídas e nessa altura será obrigatória uma visita e um passeio bem mais prolongado.


O Centro Histórico de Coruche é digno de ser visitado. Aproveite para apreciar a traça de inúmeras casa senhoriais, as magnificas fachadas das igrejas:

São João Baptista, São Pedro, Santo António e Misericórdia. Vale a pena passar pela Praça da Liberdade, onde encontra o edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho. E já que está no centro da vila, é fundamental visitar o Museu Municipal de Coruche, considerado pela Rede Portuguesa de Museus, juntamente com o Museu de Faro, o melhor museu do triénio de 2003-2005, onde está patente ao público a exposição São Pedro, entre o céu e a terra, além da exposição de longa duração O Homem e o trabalho, a magia da mão. Para terminar, é claro que tem de subir até à Ermida de Nossa Senhora do Castelo. Lá em cima irá ficar deslumbrado com a majestosa vista sobre o vale do Sorraia e com a beleza da igreja de Nossa Senhora do Castelo.


Venha a Coruche..."A Vila é bela..." Bom feriado a todos...!