Coruche num só click...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

35 Anos de Código de Barras...

Código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o scanner reconhecendo os dados que ali estão representados. Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Às 8:01 da manhã de 7 de outubro de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado norte-americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda a retalho, acelerando as caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do stock. Aquele pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Insititute's National Museum of American History (em inglês). Aquela compra histórica foi o ponto de partida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento. O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Drexel), agora Drexel University (Universidade Drexel). Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema era caro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM, em 1973, e usa leitores criados pela NCR.

Em Portugal, o código de barras surgiu pela primeira vez em 1985. O código de país de origem para Portugal é "560" (lê-se no início do código) o "prefixo" 560 não assegura que determinado produto tenha origem em Portugal, diz apenas que a empresa está registada na GS1 Portugal.

O novo código, que será apresentado sexta-feira e começará a entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2010, é de menores dimensões do que o actual e poderá ser utilizado em produtos difíceis de marcar, como uma peça de fruta ou legume.

Fica aqui o link do Movimento 560...que nos recorda a necessidade de consumirmos produtos portugueses que no código de barras veem referenciados com 560 no início.
Que recordações me traz esta noticia...o aparecimento em Portugal do código de barras. A década de 80 foi fertíl em novidades os PC´s de secretária os PC´s portateis, os "ratos" etc etc, como na altura trabalhava no ramo recordo com nostalgia esses tempos.