Coruche num só click...

sábado, 26 de julho de 2008

A Verdade da Mentira

A Verdade da Mentira
(Por Gonçalo Amaral)

Depois de uma leitura atenta ao livro lançado esta Quinta-Feira, pouco ou nada mudou na minha convicção de que Kate Healy e Gerald McCann, os progenitores da pequena Madeleine Beth McCann, sabem mais do que aquilo que contam sobre o desaparecimento inesperado e prematuro da sua filha, naquele fatídico dia 03 de Maio de 2007, algures neste pequeno e acolhedor país que dá pelo nome de Portugal, mais concretamente na Vila da Luz concelho de Lagos, local que por sinal marcou para sempre o meu coração pela positiva porque o conheci á cerca de 30 anos atrás onde praticamente só existia a “Igreja” e por ter passado lá as férias de Verão durante mais de uma dezena de anos, pela negativa pelo que disse no inicio e pelas perguntas que deixo no ar a seguir.
São várias as perguntas sem resposta (até aqui) que me assolam a mente e o espírito, mas que tenho a esperança que com o passar dos meses ou dos anos iremos ter resposta para elas, não vou coloca-las todas pois seria um rol infindável, vou deixar apenas algumas, as que me parecem mais pertinentes e para as quais se tivéssemos respostas, com a certeza absoluta que contribuiriam para o esclarecimento das duvidas que ainda hoje subsistem:
Escrevi a palavra “Igreja” entre comas, porque não me lembro de ter lido no livro qualquer referência á mesma.

Vamos então ás perguntas:

1. Porque deixaria um casal inglês, a sua filha de 3 anos de idade de Nome Madeleine Beth McCann bem como os seus irmãos gémeos Sean e Amelie, a dormir sozinhos num qualquer apartamento de uma qualquer vila de um qualquer país que não conheciam…???
Interrogo-me, sabendo a resposta: Será que eu deixaria as minhas duas filhas sozinhas num apartamento de Rothley em Inglaterra, enquanto eu jantava com os meus amigos a cerca de uma centena de metros, independentemente do esquema de vigilância previamente construído entre o grupo de amigos…??? CLARO E OBVIAMENTE QUE NÃO…!

2. Porque será que depois de um ano de trabalho intenso, separado dos filhos, e ansiando por alguns dias reconfortantes de férias num país acolhedor como Portugal, os progenitores da inocente e bonita Madeleine, depositem é literalmente o termo, as crianças no infantário do aldeamento, á guarda das educadoras inglesas cerca das 9.00 da manhâ as vão buscar perto das 12.30 para as voltarem a entregar cerca das 14.00 e para regressarem a casa cerca das 17.30 horas e já estarem a dormir cerca das 18.30/19.00 horas…???
Será que as crianças inglesas dormem mais cedo, mais tranquilamente e mais profundamente que as nossas crianças…???

3. Será que é prática corrente em Inglaterra, dar Calpol ás crianças…??? Há quem fale em geração Calpol.

Falando da Investigação segundo os relatos do livro.

4. Porque será que a policia Inglesa nunca respondeu ao pedido de informações logo no início da investigação sobre o casal McCann bem como sobre o grupo de amigos, família Payne, O´ Brien e Oldfeild.

5. Porque será que a roupa dos berços dos gémeos Sean e Amelie desapareceram do quarto onde as mesmos dormiam no dia do “rapto” desaparecimento da pequenita Madeleine Beth McCann e porque não acordaram com a algazarra e gritos no quarto na noite do desaparecimento. ..??? Porque será que só 3 meses depois Kate Healy sugeriu á policia a realização de exames ao cabelo e unhas daquelas crianças para dispistar a ideia de que estariam sedados…???

6. Será que os ingleses tem aversão aos telemóveis…??? Segundo o livro Kate a mãe de Madiee não efectuou nenhuma chamada telefónica entre 27/04/2007 e o dia 04/05/2007, nem recebeu nenhuma entre as 11 h 22 m do dia 02/05/2007 e as 23 h 17 m da noite do desaparecimento…??? Quanto a Gerald não há qualquer registo anterior a dia 04/05/2007 mais concretamente ás 00 h 15 m, conforme o autor ficou evidente que os registos foram todos apagados, uma vez que há registo de uma chamada efectuada do telemóvel de Kate para Gerald as 23 h e 17 m e não existe esse registo no telemóvel deste ultimo.

7. Apesar dos vários aparelhos fotográficos em cima da mesa dos jantares do grupo não foram visualizadas nem analisadas pela polícia quaisquer fotos nocturnas. Estranho…???

8. Porque será que nunca foram encontrados quaisquer medicamentos no apartamento da família McCann…??? Ambos os pais são médicos! É normal quando se viaja levar uma pequena farmácia…eu pelo menos faço isso! Porque será que havia um quadro em casa dos McCann colocado no frigorifico da cozinha onde apontavam as dificuldades que Madeleine tinha para dormir e segundo a mãe tinha sido usado apenas até Abril de 2006, altura em que a pequenita passou a dormir regularmente sem interrupções durante a noite inteira…???

9. O porquê da existência de um “esquema de vigilância” e de tamanha preocupação…??? que constava de duas listas diferentes e com incongruências, ainda por cima escritas num livro de criança supostamente de Madiee, ao qual foi rasgada a capa, segundo o autor, será que não havia outro papel nem que fosse um guardanapo…???

10. O porquê do pedido da Máquina de Krugel em busca de um cadáver quando a convicção do casal era de rapto…???

11. O porquê de no quarto do lado na mesa de cabeceira de Kate Healy, já na vivenda alugada mais tarde pelo casal existirem diversas fotos e molduras de Madiee como quem está de luto e existir também a Sagrada Biblía com um santinho a assinalar uma página do antigo testamento, do segundo livro de Samuel no capitulo XII onde se podiam ler os seguintes versículos:
13 David disse a Natan: “Pequei contra o SENHOR.” Natan respondeu-lhe: “O SENHOR perdoou o teu pecado. Não morrerás.
14 Todavia, como ofendeste gravemente o SENHOR com a acção que fizeste, morrerá certamente o filho que te nasceu”
Do lado da mesa de cabeceira de Gerald nem uma foto da pequenita apenas existiam três obras literárias curiosas na opinião do autor do livro:
“A interpretação do Crime" de Jed Rubenfeld, “Vontade de Vencer” de Lance Armstrong e para espanto da polícia 3 manuais policiais livros de acesso restrito a entidades policiais e governamentais…???

12. Segundo o livro e com a analise do ADN do perfil de Madeleine concluiu-se que é representado por 19 alelos, 15 dos quais estão presentes na amostra faltam 4 para ter um resultado 100% positivo, recordo que segundo o Instituto de Medicina Legal para identificar um individuo necessita de 15 alelos, de salientar ainda que nos EUA 12 alelos bastam para a identificação com base nas amostras de ADN.

Uma última pergunta das muitas que deixei por fazer na esperança que um dia se descubra a verdade, como devem achar estranho nem vos falei dos locais onde os vestígios foram encontrados, mas parece que pouca relevância tiveram.
Vamos então á última pergunta:

13. Porque será que o actual Primeiro Ministro Britânico na altura não em exercicio mas já confirmado no cargo, estavamos então a 23 de Maio de 2007, 20 dias depois do desaparecimento e no dia que Kate e Gerald se deslocaram ao Santuário de Fátima, ligou via telefone directamente para Gerald McCann…por duas vezes...???

De uma coisa tenho a certeza como pai que sou, houve negligência no modo como o casal e os seu grupo de amigos preparou a segurança das 8 crianças entre os 19 meses e os 3 anos de idade que traziam a seu cargo, deixando-as várias noites sozinhas nos apartamentos 5A, 5B, 5D e 5H do Ocean Club na Vila da Luz concelho de Lagos, apesar do suposto “esquema de Vigilância” descrito em duas listas no livro infantil com capa rasgada supostamente da infeliz e inocente Madeleine e da proximidade do restaurante “TAPAS” no referido resort onde faziam as refeições bem regadas naquele frio e fatídico mês de Maio…!

Admiro a coragem do Ex-Inspector dr. Gonçalo Amaral ao escrever este livro, mas admiro-me das vozes que começam a fazer-se ouvir, vozes de quem tem ou teve responsabilidades profissionais ou politicas neste pobre país de brandos costumes sejam eles ex-directores centrais da PJ, ex-Presidentes da República etc.

Porque não deixam a nossa Polícia Judiciária trabalhar dando-lhes os meios necessários; mandatos, buscas, escutas telefónicas, acesso ás contas bancárias, aos movimentos dos cartões de débito de crédito etc deixem-se de demagogia, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME…!

Lá estou eu a falar naquelas 3 palavras apenas com que defino os responsáveis políticos ou não deste país á beira mar plantado:

DEMAGOGIA, LIRISMO E UTOPIA…!

Bem hajam pela paciência de me aturarem e lerem o que escrevo...agora vou aproveitar o resto das férias merecidas...