Coruche num só click...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Faz 101 anos que morreu Carlos Fernando Luis Maria Vitor Miguel Rafael Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão...mais conhecido por D.Carlos I...


Penúltimo rei de Portugal, filho de Luís I e de D. Maria Pia de Sabóia.
O seu reinado, que se iniciou em 1889, decorreu todo ele num ambiente efervescente e foi marcado por uma série de acontecimentos dramáticos:

- Ultimato inglês, motivado pelo célebre mapa cor-de-rosa»;
- Revolução republicana de 31 de Janeiro;
- Recrudescimento das lutas políticas entre republicanos, que aumentavam continuamente, e
monárquicos, numa posição cada vez mais fraca;
- Dditadura de João Franco;
- Revoltas por todo o ultramar, desde a Guiné a Timor, e consequente repressão a que estão
ligados os nomes de Mouzinho de Albuquerque, em Moçambique, Alves Roçadas, em Angola, e
infante D. Afonso, na Índia;
- Nova tentativa revolucionária gorada, em 21 de Janeiro de 1908;
- E, finalmente, em o1 de Fevereiro desse mesmo ano, morte de D. Carlos e de seu filho D. Luís
Filipe, no Terreiro do Paço, alvejados a tiro por revolucionários.


Ficha genealógica:

D. Carlos nasceu no Palácio da Ajuda, a 28 de Setembro de 1863, recebendo o nome de Carlos Fernando Luís Maria Vítor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão e morreu assassinado em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908, sendo sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora. Casou em Maio de 1886 com a princesa Maria Amélia Luísa Helena (n. em Twickenham, na Inglaterra, a 28 de Setembro de 1865; f. em Versalhes, a 25 de Outubro de 1951), filha de Luís Filipe Alberto, conde de Paris e duque de Orleães, e de sua esposa, Maria Isabel Francisca de Assis, infanta de Espanha. Do casamento nasceram:


1. D. Luís Filipe (n. no Palácio de Belém, a 21 de Março de 1887; f. assassinado em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908; sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora). Chamava-se Luís Filipe Maria Carlos Amélio Francisco Vítor Manuel António Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Bento e usava os títulos reais de príncipe da Beira e duque de Bragança e da Saxónia. Foi jurado príncipe herdeiro do trono em Julho de 1901 e a partir de 13 de Abril de 1906 passou a fazer parte do Conselho de Estado.

Sem comentários: