Coruche num só click...

domingo, 31 de maio de 2009


São produzidas em Coruche 5 milhões de rolhas de cortiça por dia. Sabia que Coruche é o maior produtor mundial de cortiça? Pois é verdade! Coruche pode chamar a si o título de capital mundial da cortiça, é que a somar a estes factores produtivos, existem ainda factores inovadores: o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, um pólo de investigação único internacionalmente.


1ª Feira Internacional da Cortiça, a decorrer desde sexta feira passada tem uma forte componente técnica, com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais. A valorização do montado de sobro e da matéria-prima cortiça sustentam o debate.


A vertente lúdica concentrou-se no Parque do Sorraia, na zona ribeirinha, onde estão acontecer um vasto conjunto de iniciativas integradas na feira: o desfile de moda “Coruche Fashion Cork” by Ana Maria Lucas, com manequins conceituados e peças em cortiça assinadas por Luis Buchinho foi um sucesso, o Casino do Vinho a julgar pelos jogadores com presença constante foi um chamariz ao aos stands presentes, a maior prova de vinho do mundo que pretendia entrar para o Livro de Recordes do Guiness com cerca de 7000 "provadores" quedou-se por cerca de 4000, foi até agora o único se é que podemos chamar "fracasso" deste evento , a Corrida de Toiros da casa de Pessoal da RTP transmitida em directo pela RTP1 foi muito agradavel, os passeios de charrete e a cavalo, o baptismo de voo em balão de ar quente, a Loja Gourmet do Montado com produtos biológicos, a Praça de Restauração com sabores do Montado e muita animação deram o mote á afirmação deste evento que creio na minha modesta opinião, apesar do investimento e das vozes discordantes dos "velhos do Restelo" deve continuar em próximas edições...quiçá envolvendo mais ainda as forças vivas do nosso vasto, bonito e rico concelho de Coruche.


A Feira Internacional da Cortiça foi comunicada em todo o planeta, com especial atenção nos mercados produtores e consumidores de vinho e consequentemente de rolhas de cortiça. O evento foi direccionado ao público em geral, estudantes, especialistas e empresários da fileira da cortiça, ou de negócios relacionados com a fileira.
O principal objectivo era afirmar Coruche como a capital mundial da cortiça e através dessa afirmação internacional, promover a marca Coruche, nas vertentes turística e económica, penso que o mesmo foi conseguido.


Sem comentários: