Coruche num só click...

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

23 de Outubro de 1147...D.Afonso Henriques conquista o Castelo de S.Jorge, aos mouros...!

O Castelo de S Jorge, pelos rasgos de audácia e de heroísmo que evoca, vem confirmar-nos a obra magnífica que o génio Afonso Henriques concebeu e realizou há mais de oito séculos: a tomada de Lisboa.
Na muralha da encosta sul rasga-se a célebre Porta de Martim Moniz, lugar duma das maiores proezas da conquista. O feito assume tal grandeza que por si só vale uma epopeia. Martim Moniz, o valoroso Capitão de D. Afonso Henriques, vendo em perigo a empresa do seu amo e senhor, que pretendia, custasse o que custasse, vencer a resistência da cidade em poder dos Mouros, entrando com as suas hostes pelo único lugar que nesse instante se lhe oferecia - a porta como passagem para a encosta do lado de SAnto André- Martim Moniz, como recurso supremo atravessa-se na porta, permitindo, desta maneira a entrada dos demais assaltantes à teimosa fortaleza. Estava ganha á partida!
O 1º rei de Portugal, D.Afonso Henriques, instalando-se neste lugar, procedeu á expulsão dos mouros, permitindo, no entanto que vivessem extramuros, ocupação alargada até à beira rio. Por isso se ficou chamando Mouraria ao bairro existente nestas imediações.