Coruche num só click...

terça-feira, 1 de abril de 2008

1º de abril...

Um pouco de história...
Bem, o que acontece com o 1º de Abril é mais ou menos comum a festas deste tipo:
há várias explicações e não se sabe qual é a real.
Uma delas refere que começou em França, pois havia a celebração do equinócio da Primavera que marcava o Ano Novo. Em 1564, o rei francês Carlos IX mudou o calendário para o que usamos hoje - o Gregoriano e o Ano Novo passou a começar a 1 de Janeiro. Aos que ainda celebravam o ano novo em Abril chamavam-lhes tolos (em inglês são os "April's Fools'"). Como no ano novo anterior (Abril) se trocavam prendas, começaram a dar-se, nesta altura, prendas para gozar com os outros.

Na Escócia a ideia de pregar partidas foi bem aceite e a mais praticada (ainda hoje) é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
Outra explicação fala de um festival romano, o da Cerelia, que celebra a história de Proserpina. Parece que Proserpina estava a colher lírios no vale quando foi raptada por Plutão, o deus romano.
A mãe dela, Ceres, ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem muito método (e sem resultados) - tudo isto tem a ver com a caça aos gambuzinos, que é a ideia de procurar algo que nunca se vai achar.

Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias...No México é a 28 de Dezembro. Na Roma antiga era a 25 de Março. Na Índia é a 31 de Março. Em França há mais umas explicações para o 1º de AbrilNesse país, este dia chama-se "poisson d'avril" (peixe de Abril) e as crianças fazem um jogo típico que é o de colar ou prender um peixe recortado em papel nas costas de alguém, sem essa pessoa dar por isso. Quando ela nota, grita-se: " Poisson d'avril! Poisson d'avril!". Uma outra explicação francesa diz que, dantes, era o dia em que fechava a época da pesca e era a última hipótese para os pescadores que não tinham pescado nada... Então atiravam-se peixes aos rios para os safar da vergonha de não levarem nada para casa...
Como o Coruche, Passado, Presente e Futuro é um blogl sério, não posso contar mentiras. Mas posso entregar as mentiras que outros quizerem deixar...Ehehehe....