Coruche num só click...

domingo, 13 de dezembro de 2009

Hoje é dia de Santa Luzia...

Hoje é dia de Santa Luzia...e ao contrário do habitual em centenas de anos anteriores a missa de Santa Luzia não foi rezada na capela mas sim na Igreja Matriz, e segundo consta porque a mesma precisa de obras de restauro do telhado etc e são necessários 40 000 euros para as ditas obras...e o amigo leitor já está pensar que será a IGREJA a custear as mesmas...pois desengane-se...serão os paroquianos a desembolsar o dinheiro necessário para as ditas, ora no ofertório da missa, ora nas esmolas etc...e que mais posso eu dizer senão contar um pouco da história rica desta capela.

A ermida de Santa Luzia, em Coruche, foi fundada provavelmente pelo Condestável D. Nuno Alvares Pereira, nos principios do Sec. XV, em sinal de agredecimento a Nossa Senhora.
Por esta razão, e também para se distinguir da ermida existente no Castelo, a Capela foi primeiro designada de Nossa Senhora-a-Nova e mais tarde de Nossa Senhora da Graça, ainda hoje a padroeira, cuja festa era celebrada a 8 de Setembro, chegando a realizar-se corridas de toiros e um cortejo etnográfico, por essa ocasião.
Devido a uma transladação de imagens, a igreja passou a chamar-se Santa Luzia, tendo-se desenvolvido o seu culto rápida e fervorosamente.
O templo conheceu várias obras de restauro, ao longo dos seculos, e ocupa hoje uma área maior do que a capela construida inicialmente naquele lugar.
Situa-se numa encosta com terrenos cultivados, pelo menos desde o tempo dos Romanos. Têm sido encontrados muitos vestigios de uma vila Romana bem como restos de anfôras e um sestércio do sec. II da era cristã, com o busto de Marco Aurélio e no seu verso Minerva, de pé segurando Vitória e apoinado-se num escudo.
No século XIX, foi instalada, na propriedade junto da igreja uma fábrica de curtumes, da qual restam os tanques. Esta propriedade que até meados dos anos sessenta se chamou "Horta Fabrica" passou a ser conhecida por "Horta de Santa Luzia".
Esta quinta é famosa pela ermida na azinhaga que a divide, pela qualidae da água, pelas bagas secas da galacrista que, segundo o povo, limpam as impurezas da vista e pelos raminhos de louro, que os crentes gostam de levar para casa depois da missa em Honra de Santa Luzia.
"Constante na fé, Luzia venceu o inimigo com o preço do Sangue" Protectora da vista (Mártir cristã do séc. IV)

Frei Hermano da Camara em Coruche...!

Numa Organização do MCC (Movimento dos Cursilhos de Cristandade) Nucleo da Paróquia de Coruche realizou-se um concerto na Igreja Matriz com Frei Hermano da Câmara, com o objectivo de angariar fundos para aquisição de uma cadeira de rodas para o André uma criança do Biscainho portadora de deficiência mental e motora.
Foi um momento especial e dferente daquilo que estamos habituados não pelo explendor do espectáculo uma vez que o cantor/sacerdote já conta com 76 anos e isso faz com que a sua prestação vocal já não seja aquela que nos habituou á muitos anos atrás, mas pela mobilização que o movimento conseguiu efectuar.
São sempre bem vindas estas acções quando são para ajudar os que mais precisam, os portadores de deficência os pobres etc etc. pena é que a Igreja precise de apelar ás nossas consciências para angariarmos fundos para ajudar os pobres quando as diversas instituições a ela ligadas e ela própria são as maiores aforradoras deste pequeno e desgraçado país, com contas bancarias a prazo na ordem dos milhares de milhões de euros, basta apenas ouvirmos as noticías dos bancos que cometeram irregularidades e constatamos que algumas destas instituições fazem parte das listas de clientes com os seus depósitos em risco.
Foi um concerto agradavel um momento mágico...a voz de Frei Hermano da Câmara ainda nos toca o coração e o som das guitarras e violas de José Luis Gomes, Jose Luis Nobre Costa, Carlos Goncalves e Joel Pina (guitarrista de Amália Rodrigues) enche-nos a alma.

Para rir um pouco...

Detergente para ela...!

Detergente para ele...!

ATENÇÃO - DESPEDIDA

Uma nave com extraterresteres está a chegar para raptar todas as pessoas bonitas, intiligentes, queridas...etc...enfim especiais...!!!

Só estou a escrever esta ultima mensagem para me despedir de todos...sei que não escapo...!!!

Beijos e abraços...

Para sorrir um pouco...!!!

Nos EUA, fabricaram uma máquina que apanha gatunos.
Testaram-na em New York e, em 5 minutos, apanhou 1500 gatunos.
Levaram-na para China e, em 3 minutos, apanhou 3500.
Na África do Sul, em 2 minutos, apanhou 6000 gatunos.
Trouxeram-na para Portugal e, num minuto, roubaram a "PUTA" DA MÁQUINA!·

Uma galinha põe um ovo de meio quilo. Jornais, televisão, repórteres....todos atrás da galinha.
- Como conseguiu esta façanha, Sr ª Galinha ?
- Segredo de família...
- E os planos para o futuro ?
- Pôr um ovo de um quilo !
Então as atenções voltam-se para o galo...
- Como conseguiram tal façanha, Sr. Galo ?
- Segredo de família...
- E os planos para o futuro ?
- Rachar os cornos ao Peru!!!!

Feliz Natal...!!!

Com muitas prendinhas...



Obras...!!!

Av.Nª Sra.Castelo - (A iniciar em breve segundo consta...) Circular Urbana
Unidade de Urgência Básica

Santo Antonino - (Intermarche-Castelo) Circular Urbana

Parque Sorraia - (Acesso á Central de Camionagem)

Central de Camionagem