Coruche num só click...

sábado, 28 de março de 2009

Horário de Verão chega no domingo, dia 29...

No domingo, dia 29 de Março, chega o horário de verão, com os relógios a ter que avançar uma hora em todo o país. Para os portugueses isso quer dizer que vão ter direito a menos uma hora de sono.
O Instituto do Sono do Porto antecipa as consequências da mudança da hora e assegura que "com o passar dos dias (o sono) vai-se regularizando".
Sonos à parte, o importante é mesmo não se esquecer de acertar o relógio. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira os relógios devem ser adiantados 60 minutos à 01h00, passando para as 02h00.

Na Região Autónoma dos Açores,a mudança ocorre uma hora mais cedo, onde às 00h00 de dia 29 os relógios devem avançar uma hora.
A mudança da hora dá-se em todos os países da União Europeia e prende-se com a necessidade de não haver desfasamento solar, aproveitando-se o melhor possível a luz nas diversas actividades.

Mais de 2000 cidades e 1 milhão de pessoas apagam hoje a luz por uma hora...


Quando o relógio bater as 20H30 do dia 28 de Março os geradores a diesel das ilhas Chatham, na Nova Zelândia, vão ser desligados, marcando o início de um movimento comunitário à escala mundial: a Hora do Planeta 2009. Quem quiser participar neste momento simbólico só tem de desligar o interruptor.


Em Lisboa, o Cristo-Rei assim como a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho e o Museu da Electricidade vão ficar apenas iluminados pela luz das estrelas. O Centro Cultural de Belém (CCB) vai desligar as luzes durante 15 minutos. O Ikea vai desligar as luzes exteriores durante uma hora e a Coca-Cola irá apagar todos os outdoors entre as 20h30 e as 21h30.
Em Tomar vão ficar às escuras o Convento de Cristo, a Ponte do Flecheiro, a Igreja da Nossa Senhora da Conceição e o edifício da Câmara Municipal. Em Águeda, para além dos Paços do Concelho, o desligar das luzes estende-se às Piscinas Municipais, ao Mercado Municipal e ao Fórum Municipal da Juventude. Mosteiro de Landim, Casa das Artes, Museu Bernardino Machado e Casa de Camilo são os monumentos aderentes em Vila Nova de Famalicão.
A iniciativa Hora do Planeta pretende fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e a incentivar à realização de outras pequenas acções que podem marcar uma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família.
A WWF, entidade responsável pela iniciativa, pretende que esta acção simbólica seja mobilizadora, a nível individual, de uma mudança de hábitos e de uma tomada de consciência permanente de que é necessário travar o aquecimento global. A nível mundial, pretende ser uma chamada de atenção aos Governos para que assumam a sua responsabilidade na criação e manutenção de políticas mitigadoras das alterações climáticas.