Coruche num só click...

domingo, 30 de maio de 2010

A crise 5 anos depois...!!!

E em geito de desbafo...parece que vem por aí mais aumentos...combustiveis mas caros, mais 2 pontos percentuais no IVA etc etc...pudera com 6,83 % de défice...mas afinal o que é o défice: Em qualquer manual de Economia podemos ler que o défice existe quando as receitas do orçamento são ultrapassadas pelo total das despesas. Ao total dos défices acumulados chamamos de dívida pública.Em geral, os défices orçamentais são justificados por duas razões: a estabilização macroeconómica e a necessidade de realizar um investimento extra para além dos benefícios presentes.Quando a economia começa a crescer menos, os impostos também travam a sua taxa de crescimento dando algum espaço aos agentes para se adaptarem e devolver algum do seu poder de compra. Se pensarmos num orçamento inicialmente equilibrado e numa economia em recessão, temos automaticamente um défice.A questão que se pode colocar, é de se o Estado deverá promover a estabilidade macroeconómica e se é o agente mais bem colocado para desempenhar tal função. Até por volta das década de 30, a maioria dos economistas defendia a neutralidade do Estado face aos ciclos económicos e que as forças naturais do mercado corrigissem a situação.No entanto, o aparecimento das teorias Keynesianas argumentaram de forma contrária, defendendo que o Estado deveria ter uma atitude de forma a «suavizar» os ciclos: não deixar que a expansão tomasse a euforia de forma a acabar numa profunda recessão; não deixar que uma recessão se prolongasse muito.É preciso, para diminuir o défice, um aumento das receitas e por vezes uma diminuição das despesas. Este Governo irá aplicar medidas em ambas as vertentes.Esperamos que com sucesso...já que vamos apertar o cinto de novo...um abraço a todos...!!!
Isto foi o que escrevi á precisamente 5 anos no dia 26 de Maio de 2005 nos primeiros dias de vida deste blog...digam lá temos ou não a memória curta...??? alguém se lembrava já que nesta altura estavamos em "crise"...??? eu acho que a crise já vem do tempo em que fomos governados pelos espanhois durante 80 Anos e apesar dos saques que nos fizeram foi nesse periodo que a economia portuguesa mais prosperou...ironia do destino...!!!

Ivete Sangalo/Alexandre Avião/Solange - Sintonia e Desejo



Um tema maravilhoso...aqui fica para se deliciarem...mal sai o primeiro acorde...é impossivel não ficar a mexer...confesso que adoro este tema...!!!

FotoParede - Feira Internacional da Cortiça - Coruche 2010

O Montado de Sobro retratado nas ruas do centro histórico de Coruche, trata-se uma exposição de fotografias de grande formato.

“Há Montado de Sobro na Vila” para ver e admirar… as fotos e o centro histórico...aqui ficam algumas...!







A nova face de Santo Antonino...muito agradavel e bonita...