Coruche num só click...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que são?
São contentores individualizados (tipo vidrões) destinados a receber separadamente vários materiais como papel e cartão, vidro e embalagens plásticas e metálicas. Estes contentores têm cores diferentes, uma para cada material.
Como Utilizar? Estão colocados na via pública, localizados em pontos estratégicos (sítios com muito movimento), como escolas, parques, feiras e mercados, de modo a permitir a deposição voluntária pela população.
O que colocar?

Papel e Cartão
Depositar
Caixas de cartão liso e canelado, embalagens de cartão, papel de escrita, jornais, revistas, livros e prospectos publicitários, sacos e papel de embalagem.
Não depositar
Embalagens e papéis de produtos orgânicos ou gorduras: guardanapos, lenços, toalhetes, fraldas, pacotes de batata frita e aperitivos. Papéis metalizados ou plastificados. Embalagens de produtos tóxicos e perigosos.

Vidro
Depositar
Garrafas, garrafões de vidro (sem invólucro de plástico), embalagens de vidro, frascos e boiões.
Não depositar
Tampas, rolhas, cerâmicas, chávenas, pratos, copos, espelhos, jarras, vidros especiais, cristal, pirex, lâmpadas, janelas, embalagens de cosméticos e perfumes, vidro farmacêutico e de hospital.

Embalagens Plástico/Metal
Depositar
Latas, aerossóis, conservas, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal. Garrafas, frascos, caixas de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.
Não Depositar
Embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos e perigosos.
Talheres e panelas, ferramentas, electrodomésticos, pilhas e baterias.

Pilhão
Depositar
Pilhas

Conselhos de Utilização

RETIRE as tampas das embalagens.
ESCORRA e despeje todo o conteúdo das embalagens.
ESPALME as embalagens, para ocuparem menos espaço na sua casa e no ecoponto.
NÃO COLOQUE as embalagens umas dentro das outras.
DEPOSITE no ecoponto amarelo o saco de plástico que usou para transportar as embalagens usadas. Ele é reciclável.

Agora um pequeno à parte...alguém sabe o que se passa com os ecopontos espalhados um pouco por todo o Concelho...??? é que não são limpos e "despejados" à mais de 3 semanas...não existe um único que não esteja cheio...meus senhores da Camâra Municipal pode ver o que se passa? Não custava mesmo nada...!!!