Coruche num só click...

domingo, 10 de junho de 2007

Comunicado do PSD...

Um pouco confuso não acham...?






Nalguns aspectos tem razão a margem esquerda está desprotegida e quiçá ao abandono...??? Veja-se o parque de merendas...













Quanto ao assunto: Major Luis Alberto de Oliveira recordo aqui o meu "post" de 18/10/2005...


Major Luis Alberto de Oliveira

Nasceu em Coruche em 1880. Entrou para a escola militar e, desde cedo mostrou ser um bom esgrimista, a tal ponto de ser chamado por D.Carlos, para dar lições de esgrima ao futuro D.Manuel II.Em Dezembro de 1912, então tenente, foi destacado para Angola, lutando com bravura e tenacidade.Em Fevereiro de 1917, já capitão, é enviado para França, incorporado no Corpo Expedicionário Português.Voltando a Portugal por motivos de saúde, é nomeado por Sidónio Pais, governador civil de Coimbra, onde desenvolveu uma obra meritória em todos os campos.Em 1932 é nomeado 1º comandante de Caçadores 5, cargo que ocupou até 1938, quando passou á reserva.Entretanto em 1933 foi chamado para sobraçar a pasta do Ministério da Guerra.Lutou muito pela construção das pontes rodoviárias (que ainda hoje servem a vila e a região) para acabar de vez com as pontes provisórias em madeira que as cheias destruíam e arrastavam, e acabar a travessia de pessoas e mercadorias em barcaças, sempre que as águas invadiam tudo. Consegui o que pretendia.Em 16 de Agosto de 1930, era inaugurada a primeira a que deram o nome de Ponte General Teófilo da Trindade. Assistiu à inauguração o Presidente da República de então.Em 1932, eram inauguradas as outras. Estava assim aberto o caminho seguro para as regiões do Sul, do leste e do nordeste.A construção da pontes teve influência no assoreamento do leito do rio e na mudança do seu curso. Foi preciso proteger as casas ribeirinhas contra a corrente. Assim surgiu a avenida Marginal Luís de Camões e o belo Jardim.Foi também devido à acção de Luís Alberto Oliveira que se montaram os telefones, se fizeram canalizações, para levar água aos domicílios e se iniciou a rede de esgotos.A população reconhecida, ergueu-lhe mais tarde um vasto pedestal com o seu busto, em frente da Câmara Municipal, para o perpetuar, e deu o seu nome ao bairro das escolas.O seu busto no dia 18 de Março de 1975, perante a passividade da maior parte dos Coruchenses foi arrancado e o pedestal destruído, foi gente “viera de fora” (toda a gente sabe que não era de fora, era do concelho) montada em camionetas e tractores, comandados por um alferes vindo de Vendas Novas, para destruírem tudo o que lembrasse o passado recente.

Ainda me lembro desse dia, apesar da minha tenra idade, um dia negro na história de Coruche…lembro-me como se fosse hoje…!Que Deus lhes perdoe...!

Estátua: figura inteira esculpida em pleno relevo que representa um homem, uma mulher, um animal ou uma divindade;

E se as estátuas são para perpétuar a obra de alguém...? É justo que a mesma seja reposta...agora existe um problema segundo o PSD nos informa, a mesma está em parte incerta a crer pela comunicação escrita da CMC. Será que foi "fundida" logo após ter "passeado" pelas ruas da vila atrelada a um tractor em 18/03/1975...???

http://www.youtube.com/watch?v=hpHW-p6u-q4

Fica aqui mais uma achega á questão (politica ou não...???)

Bem hajam...

Sem comentários: