Coruche num só click...

domingo, 9 de novembro de 2008

Urgência de Coruche esteve uma noite fechada por falta de médico...

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Coruche esteve fechado na noite de dia 3 e madrugada de dia 4 devido à falta do médico que ali deveria prestar serviço. Um utente que lá se deslocou cerca das 22h30, com a cabeça partida, não teve ninguém para o atender. Foi obrigado a deslocar-se até ao Hospital de Santarém, numa viagem de 45 quilómetros para cada lado, para fazer um simples curativo.
O atendimento no SAP, entre as 20h00 e as 08h00, é garantido através de uma empresa contratada para o efeito pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo. Só que o médico destacado faltou ao serviço logo no primeiro dia em que deveria exercer no SAP do Centro de Saúde Coruche.
A empresa Policotovia já foi notificada pela ARS que se a situação voltar a acontecer poderá originar a cessação do acordo em vigor, informou fonte da ARS.
No distrito de Santarém, para além do SAP de Coruche há empresas privadas a prestar cuidados nos centros de saúde de Benavente (Policotovia), Rio Maior e Ourém (em ambas a Medicisforma). Os contratos são anuais e resultam da abertura de concursos públicos.
Imaginemos só que nessa noite acontecia um acidente grave, com alguns feridos graves, o que alguem se apresentasse no SAP em estado grave? será que resistiria ate Santarém? de quem seria a culpa da morte se ela viesse a acontecer? Morreria solteira...como nos restantes casos...!

Sem comentários: